domingo, 21 de setembro de 2025

FRUTA: NÊSPERA

VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU A NÊSPERA?

Conheça a nespereira, árvore que está dando seus frutos entre o Outono e Inverno

Nespereira, ameixa-amarela, nêspera

Nome científico: Eriobotrya japonica
Família: Rosaceae
Ocorrência Natural: Sudeste da China
Porte: 6 a 10 m de altura

Quando introduzida no Japão, a nêspera teve uma boa adaptação e tem sido cultivada no país a mais de mil anos. O Japão é o maior produtor mundial seguido de Israel e Brasil. Acredita-se que os imigrantes chineses levaram a nêspera até ao Havaí. Existem registros de que era comum encontrar uma pequena árvore frutífera ornamental na Califórnia em 1870.

Diferente das demais árvores frutíferas, a nespereira floresce no outono e início do inverno e seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera. As flores brancas têm cerca de 2 cm de diâmetro e são organizadas em cachos.


As frutas da nespereira são ovais com uma casca aveludada e macia de cor amarelo alaranjada, às vezes rosada. A polpa é suculenta de sabor doce e levemente ácido, dependendo da variedade e maturação da fruta. A casca da nêspera é fina e pode ser facilmente puxada quando a fruta está madura. O fruto possui alto teor de açúcar, acidez e pectina. Consumido in natura é ótima opção para compor com outras frutas frescas ou em saladas de frutas. As nêsperas quase maduras são melhores para tortas. Também são muito boas para geleias, apreciadas em compotas ou utilizadas para fazer licor e vinho. Um tipo de nêsperas em calda é utilizado na medicina tradicional chinesa como expectorante para acalmar a garganta.




Como a maioria das plantas da família Rosaceae, as sementes produzem cianeto quando digeridas. A pequena concentração e o sabor amargo geralmente previnem maior quantidade de ser consumida.

Suas folhas com tonalidades verde e escuro e claro, são rígidas e possuem borda serrilhada com textura pilosa, vale tocar as folhas de diferentes árvores para experimentar a sensação tátil das diversas texturas. Muitas vezes são utilizadas como ornamentais, em ruas, praças e parques, compondo de forma interessante a paisagem.





Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário