(Vicente López Portaña - el pintor Francisco de Goya)
GOYA ( 1746 - 1828 )
GRAVURAS E PINTURAS NEGRAS DE GOYA
FEITIÇOS E BRUXARIAS
(Francisco de Goya - El aquelarre
Museo Lázaro Galdiano, Madrid, 1797-98)
As pinturas de Goya sobre feitiço e bruxaria marcam um ponto importante no seu desenvolvimento. Seus climas sombriamente satíricos e mesmos cômicos estão fortemente relacionados à série Caprichos.
Feitiço e bruxaria eram temas especialmente populares entre escritores de teatro e figuras literárias do seu tempo, pois eram um veículo através do qual se podia atacar a Santa Inquisição. Durante vários séculos a Inquisição havia explorado a existência de crenças supersticiosas para efetivamente aterrorizar e subjugar o povo espanhol, impedindo o desenvolvimento de uma Espanha mais instruída...
GRAVURAS E PINTURAS NEGRAS DE GOYA
(Francisco de Goya - o feitiço, 1798)
As investidas de Goya pelo lado mais sombrio da natureza humana começaram a emergir em sua série de gravuras denominadas Caprichos. Aqui ele combina a sátira aos costumes da época às instituições com uma ácida crítica às superstições e à bruxaria.
O artista produziu ainda três outras grandes séries de gravuras: Os Desastres da Guerra, que retratam os tenebrosos acontecimentos após a invasão francesa em 1808; a Tauromaquia, série sobre touradas; e Os Provérbios, uma série enigmática que mostra vários aspectos da loucura humana.
(Francisco de Goya - El Tres de Mayo, Prado)
"Os Desastres da Guerra" talvez seja a mais impressionante e de caráter mais devastador.Não há heróis nem tampouco glórias - apenas morte e destruição, dor e degradação. Aqui, Goya, pintor da corte, de reis e príncipes, sofre com o desespero dos homens sem nome, sem títulos e sem passado. São obras de arte atemporais, verdadeiros testemunhos das forças conflitantes do bem e do mal, da vida e da morte, da luz e das trevas.
(Francisco de Goya - pinturas negras)
O aperfeiçoamento dessa temática viria com as chamadas "pinturas negras", feitas no decorrer de 1819.Neste ano, o artista recolhe-se numa casa de campo, à margem do Manzanares, nos arredores de Madri. Isola-se em sua "quinta del surdo" como a chamam os vizinhos, para desvendar, pintando, o rresponsável enigma da crueldade humana.
(Francisco de Goya - Los disparates)
De sua época de reclusão na "quinta del surdo" sabe-se muito pouco. Realiza dois grupos de importantes obras: as "pinturas negras" e a série de gravuras "Os Disparates" (ou "Provérbios").
(Francisco de Goya - pinturas negras)
O primeiro grupo de obras (no total de 14 ) constitui o mais impressionante exemplo das reflexões de Goya sobre a tragédia da condição humana. São quadros expressionistas, com severas tonalidades negras, ocres ou brancas. São as obras mais terríveis e, tecnicamente, estão entre as mais admiráveis de sua carreira. Tal despojamento foi explicado pelo próprio artista a um amigo: "Na natureza existem tão poucas cores quanto linhas, só existem o sol e as sombras. Dá-me um pedaço de carvão e eu te darei o quadro mais belo".
(Francisco de Goya – saturn)
Os muros de sua casa de campo foram cobertos com essas pinturas. Bruxas horríveis, aleijados, mendigos, uma humanidade monstruosa, constituem essa estranha procissão que invadiu a imaginação do artista. Obras como Saturno e O Colosso representam o ponto-limite dessa visão sombria de Goya.
(Francisco de Goya - pinturas negras)
Os Disparates representam o ponto culminante do clima de pesadelo das gravuras de Goya. As imagens não são tão impiedosas quanto as dos Desastres da Guerra; apresentam-se, porém, muito mais alucinadas. Elas exploram um mundo de absurdo, de loucura, onde as explicações parecem ter desaparecido.
Fontes:
Os Grandes Artistas - Nova Cultural
Mestres da Pintura - Abril Cultural
Goya - Alfonso Perez Sanchez - Henry Holt
Goya - Patricia Wright - Editora Manole
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