terça-feira, 11 de novembro de 2025

TECNOLOGIA: PRIMEIROS TELEVISORES FABRICADOS NO BRASIL

 HISTÓRIA DOS PRIMEIROS TELEVISORES FABRICADOS NO BRASIL




O primeiro aparelho televisor fabricado no Brasil foi produzido na cidade de São Paulo pela SEMP sigla que significa Sociedade Eletro Mercantil Paulista, no ano de 1951. Eram aparelhos de tubo e valvulados onde a tecnologia embarcada era drasticamente inferior aos modernos televisores de hoje, dotados de sistema operacional, diversas opções de conectividade e baixo consumo de energia.

(Fábrica de tv: Sãp Paulo)

A fábrica pioneira, cujo galpão ainda existe, ficava na rua Ubaldino do Amaral, bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo. Posteriormente, em 1958, a Semp abriu novas instalações na avenida João Dias, em Santo Amaro, zona sul da capital, cuja fábrica foi demolida em 2015.

(vendedor em 1973)

A Invictus também é creditada como a fábrica do primeiro aparelho de televisão produzido no país em 1953 em seus laboratórios instalados na Consolação em frente ao Cemitério pelo imigrante russo Bernardo Kokubej que produziu os primeiros rádios e televisores com tecnologia nacional no inicio construindo bobinas e chassis e depois, fazendo a montagem completa deles concorrendo com gigantes do mercado como Philco e General Electric.

(televisor antigo)

De longe a fábrica de televisores mais preservada de São Paulo a Windsor começou na produção de rádios em 1948 e fez história com aparelhos de TV a partir da década de 1950 no bairro paulistano do Belenzinho. Sua fábrica foi instalada no galpão industrial de uma antiga fábrica de tecidos de seda na rua Lopes Coutinho.

(televisor antigo Semp)

A Windsor era conhecida pelo corpo técnico muito esmerado, dedicado ao desenvolvimento de caixas para os televisores, que eram produzidos em madeira. Um de seus artistas responsáveis pelo design dos aparelhos era o famoso cenógrafo e figurinista ítalo-brasileiro Aldo Calvo. A empresa encerrou suas atividades no início da década de 1960.

(Fábrica da Colorado na Vila Mariana)

A Vila Mariana também foi agraciada com uma fábrica de televisores, cuja marca foi bastante famosa e popular na década de 1970. A Colorado produziu televisores preto e branco e coloridos e tinha sua fábrica localizada no número 1065 da rua Afonso Celso.

(Propaganda antiga: televisor Colorado - Pelé, 1972)

Alguns modelos da marca fizeram muito sucesso por todo o Brasil, como os da linha Colorado RQ, sigla que significava "reserva de qualidade". A marca investia pesado em publicidade, geralmente com artistas que estavam em destaque na televisão brasileira. Mas de todos os seus "garotos propaganda" o mais célebre deles foi sem dúvida Pelé. O Rei do Futebol aparecia em anúncios em revistas, intervalos comerciais e até fazia visita nas lojas de eletrônicos.

Apesar do marketing agressivo e da ótima qualidade de seus aparelhos, a Colorado não aguentou a concorrência dos fabricantes que estreavam na Zona Franca de Manaus e encerrou suas atividades em 1979.

Mesmo com o fechamento da fábrica seu galpão industrial sobreviveu preservado, vazio em alguns momentos e alugado em outros, até ser vendido em 2013 para o poder judiciário de São Paulo, ocasião que não foi demolido mas completamente reformado e que lembra visualmente a antiga fábrica. Lá funciona atualmente o Fórum Regional III Jabaquara.

(Fábrica da Telestasi na Mooca, São Paulo)

Marca menos conhecida entre as citadas aqui, a Telestasi só é lembrada no bairro onde ficava sua fábrica, a Mooca, pelos moradores mais antigos. Entretanto é possível que sua antiga fábrica, um pequeno galpão localizado na rua Clemente Bonifácio, desperte a curiosidade de todos que passam por lá. O motivo? Basta olhar para a fachada.

A marca, que iniciou as atividades em 1966, era muito conhecida por seus amplificadores e rádios transistorizados. Ela também não existe mais e no seu antigo endereço funciona uma oficina.

Outras fabricantes na região de São Paulo foram a ABC a Voz de Ouro com componentes da Philips Miniwatt na Rua Cardeal Arco Verde em Pinheiros, Televisores Syller fabricados pela Eletronica Egavip Indústria e Comércio Ltda, CCE no bairro do Limão, Standard Eletric, Strauss na Avenida Fagundes Filho, Empire na Rua Aurora, Videobel Televisores na Rua Dr. Ismael Dias no Penha de França, Vozzo na Rua Bixira, 87 na Mooca, Cineral na Rua Antonio de Barros, 335 no Tatuapé, Stevenson no Ipiranga, Douglas Radioeletrica na Rua Melo Peixoto no Belenzinho, SNE Componentes no Sacomã, Altec na Rua Aurora, Teleotto no Tatuapé, Companhia Comercial Brasileira dos Televisores da marca All Aces na Rua Caravelas, Masterson na Rua Anhanguera na Barra Funda, Telespark na Avenida Bolonha, onde fabricava Rádios e TV's, Artel - ARédioTELevisores na Rua Nicolino Stoffa no Limão, Telefunken no bairro do Campo Grande em Santo Amaro, Quasar na Avenida Dr. Altino Arantes na Vila Mariana, Sharp na Estrada do Campo Limpo, Philips, Taterka, Philco, Hitachi, Sony, Gradiente, Belayr, Elmer, Admiral, Horizon, Scorpion, Zephir, Mullard, Stromberg Carlson, Ferguson, Milen, Landgraf, Goldvision, Bomarc, Teleunião, Ibrape, RCA Victor e sua Fábrica de Válvulas, Bravox, Selenium, Astron, Toshiba, Westinghouse, Sânio, Santa Rita, Simba, Thevear, Sylvania, Manchester, DuMont Television, BASF, Empaire, Inelca, Bandeirante e Widevision. Existiram outras?

(Tv Philips com madeira nobre, década de 50)

Alguns Aparelhos utilizavam Gabinetes de Madeira que eram fabricados pela Indústria de Madeiras Kauder S.A. e pela Mattiello Artefatos de Madeira Ltda. que produziam essas Caixas de Madeira Envernizadas em Santo André, em São Caetano do Sul a Canzi na Rua Maranhão, assim como a Biondi e uma outra na Rua Três Irmãos no bairro do Caxingui, região do Butantã, a Fábrica de Móveis Pastore, no Bairro do Limão e a Industria de Moveis Imart, a PauBra em Santo Amaro e a JundArt de Jundiaí. Alguma outra empresa fornecia esses Gabinetes?

(Standard Eléctrica - Vicente de Carvalho, 1970)

Já no Rio de Janeiro havia as fábricas da Standard Electrica na Praça Aquidauana em Vicente de Carvalho atualmente o Shopping Carioca, a Emerson, na Rua Gérson Ferreira em Ramos (o prédio ainda existe, bem deteriorado), a Perfecta no Catete e a Zenith, fabricada pela Denisom, na Avenida Teixeira de Castro, também em Ramos, TeleKing. Existiram outras?

Com a criação da Zona Franca de Manaus, idealizada em 1957 por Juscelino Kubitschek, e inaugurada em 1967 esses produtos passaram a ser fabricados no Amazonas.


FONTE:

Autor: Aroldo Morais

Fonte de parte do Texto e das Informações: Folha de São Paulo - UOL e Acervo Digital Folha de S. Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário