quinta-feira, 8 de maio de 2025

ARTES PLÁSTICAS: SANDRO BOTTICELLI - A HISTÓRIA DE NASTAGIO DEGLI ONESTI

 “A História de Nastagio degli Onesti”




Já por várias vezes me apeteceu publicar esta história que se baseiae num quadro do “Decameron” de Boccaccio, sobre um jovem que não é correspondido no seu amor pela sua amada. Para a convencer, urde um plano terrível que garanta o êxito da empresa que concebe. (Aconselha-se, a quem interessar, fazer uma pequena investigação para melhor compreensão do tema, que aqui tornaria o texto extenso).

Pretendo realçar do ponto de vista da pintura a delicadeza da paisagem irrealista, a sua serenidade. Repare-se nas árvores expostas quase como colunatas, com alguma geometrização. Eis o traço inconfundível do imortal Botticelli.




Sandro é o diminutivo de Alessandro, e Botticelli deriva da alcunha do seu irmão mais velho, Giovanni, conhecido como Il Botticello (o pequeno barril).

Auto-retrato | pormenor do quadro "Adoração dos Reis Magos"
Alessandro di Mariano Filipepi (1445 – 1510)

Entre 1467 e 1470, Botticelli foi aprendiz de Andréa del Verrocchio , na mesma época de Leonardo Da Vinci. Aos 25 anos abriu o seu próprio atelier e recebeu a encomenda de pintar “A Coragem”, para uma instituição judicial florentina.

Dedicou boa parte de sua carreira às grandes famílias dessa cidade-Estado da Toscana, especialmente os Medici, para os quais pintou retratos. Entre outras obras destacam-se “Retrato de Giuliano de Medici” (1475-1476) e “A adoração dos Magos” (1476-1477), obra que o colocou definitivamente sob a protecção dessa importante família, que protagonizava a história de Florença e da Itália na época.

Em 1481, Botticelli foi chamado a Roma pelo Papa Sisto 4º. para trabalhar, junto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Cosimo Rosselli e Perugino, na decoração da capela Sistina. São da sua autoria os frescos “As provações de Moisés, “O castigo dos Rebeldes” e a “Tentação de Cristo”.

As pinturas de Botticelli são marcadas por movimentos suaves e cores vivas. Pintou cenas mitológicas, como “A Primavera” (1477) e “O Nascimento da Vênus” (1483), uma das mais célebres obras do renascimento. Nesse mesmo ano, destaca-se a série de quatro quadros “Nastagio degli Onesti”, recriações das histórias do “Decameron”, de Boccaccio.

Botticelli reflectiu a tensão do período e a devoção religiosa em “Pietá” (década de 1490), “Crucificação Mística” (1497) e “Natividade Mística” (1501)


Fonte:

Autor: Guilherme Antunes

Licenciado em História de Arte | UNL

4 Dezembro, 2016




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