sábado, 5 de abril de 2025

HISTÓRIA: A ESPIÃ IMPROVÁVEL - 8 FATOS SOBRE MATA HARI

 A mais famosa dançarina exótica da História foi morta por fuzilamento, acusada de traição e espionagem


Mara Hari em uma foto colorizada artificialmente

Mata Hari foi uma famosa performista e dançarina exótica neerlandesa nascida como Margaretha Gertruida Zelle, que dominava os cabarés e casas de dança em Paris. Com o tempo, virou cortesã. E foi assim que conheceu Georges Ladoux, um capitão da contraespionagem francesa.

Ele a convenceu de entrar para o ramo da espionagem, seduzindo militares inimigos. Entretanto, encontrou o fim cedo demais. Em 1917, foi condenada ao fuzilamento na França por espionagem em favor da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.

Mata Hari no auge da carreira


1. Carreira interrompida

Antes de se tornar cortesã de luxo, Mata Hari estudou para atuar como professora de jardim de infância. Aparentemente, acabou não seguindo a carreira.

2. Casamento conturbado

Ela se casou aos 19 anos de idade, com o capitão do exército dos Países Baixos Rudolf MacLeod, em 1895. O casamento entre Mata Hari e MacLeod era conturbado. Isso porque o marido era extremamente abusivo e não aprovava o estilo de vida cultural e sexual.

3. Identidade dupla

A partir de 1905, ela passou a ganhar um bom dinheiro como dançarina exótica nas noites parisienses. Para tanto, ela se passava por uma princesa javanesa na Europa, cativando a audiência e seduzindo homens endinheirados.


Mata Hari - foto colorizada


5. Última dança

Sua última dança exótica foi realizada em 1915. Depois disso, passou a ser famosa e ganhar dinheiro como cortesã. Devido a suas viagens pelos países da Europa durante a guerra, surgiram suspeitas de que ela poderia ser uma espiã francesa.

6. Codinome H-21

Em 1917, os militares franceses interceptaram uma mensagem de espiões alemães sobre um codinome H-21. Depois de um tempo, e diante de inúmeras suspeitas, as autoridades passaram a acreditar que se tratava de Mata Hari. Como consequência, ela foi aprisionada na cadeia de Saint-Lazare.

Execução de Mata Hari


7. A lenda

Durante seu julgamento, o procurador Henri Mornet declarou para um júri já adepto de sua causa: “Vocês têm diante de si talvez a maior espiã do século”. Margaretha já havia se defendido: “Uma cortesã, eu admito. Uma espiã, jamais!”. Mas era tarde: a lenda de Mata Hari já estava há muito criada.

8. Fuzilamento

Aos 41 anos de idade, ela foi condenada por espionagem contra a França e sentenciada ao paredão de fuzilamento. Sua execução ocorreu em 15 de outubro de 1917. Depois de sua morte, o corpo foi usado por cientistas para pesquisas médicas.

A espiã nua


Fonte:

Autor: André Nogueira

Publicado em 15/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário